Que Alimentos Consumir Para Fortalecer Tendões E Ligamentos

Fortalecer Tendões E Ligamentos

Que Alimentos Consumir Para Fortalecer Tendões E Ligamentos

Vamos conhecer para bem entender a importancia de fortalecer Tendões E Ligamentos.

O que são Tendões e Ligamentos? Vamos começar com o básico neste artigo, vamos começar aprendendo o que são Tendões e Ligamentos, bem como, entender qual a função que eles desempenham no nosso organismo e na dinâmica do nosso corpo. 

 

O Que São Tendões E Ligamentos?

Os músculos tendem a ser o foco quando se trata de recuperação e nutrição esportiva, mas se você já machucou um dedo, então você sabe que seus músculos são bastante inúteis sem seus tendões e ligamentos.

Os tendões são feixes grossos de colágeno que conectam o músculo ao osso e permitem o movimento.

Os ligamentos são feixes flexíveis de colágeno que conectam osso ao osso e protegem suas articulações.

Eles têm funções ligeiramente diferentes no corpo, mas são ambos formas de tecido conjuntivo composto por colágeno, elastina, proteoglicanos (cadeias de açúcares anexados a proteínas) e minerais como cobre, manganês e cálcio.

Fortalecer Tendões E Ligamentos

 

Alimentos Para Fortalecer Tendões E Ligamentos

Alimentos Fontes De Vitamina C Para Fortalecer Tendões E Ligamentos.

Frutas – graviola, acerola, camu-camu, goiaba branca e vermelha; kiwi,  laranjas lima, laranja pera, tangerina, mexerica, limão, Manga, Maracujá, Abacaxi, uva, morango, pessego,  caju, mamão formosa e papaia, carambola;

Verduras e Legumes – Pimentões (vermelho, amarelo, verde),  Repolho roxo, Brócolis,  salsinha, agrião, tomate, couve, nabos,brócolis, Cebolinha crua, Couve-flor.

Alimentos Fontes De Manganês Para Fortalecer Tendões E Ligamentos.

Avelãs, nozes, sementes de abóbora, sementes de chia, sementes de linhaça, tofu,  feijão, espinafre, abacaxi.

 

Confira Este Outro Artigo Sobre os Alimentos Que Tratam da Saúde.

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Alimentos Fontes De Vitamina B6 Para Fortalecer  Tendões E Ligamentos.

Grão-de-bico, salmão, frango, peru, batata, sementes de girassol, espinafre, bananas.

Alimentos Fontes De Vitamina B12 Para Fortalecer Tendões E Ligamentos.

Trutas, salmões, bovinos, ovos, cereais fortificados, leite de soja fortificado.

Alimentos Fontes De Magnésio Para Fortalecer

Tendões E Ligamentos.

Espinafre, amêndoas, amendoim, castanha de caju, leite de soja, feijão preto, abacate. 

Alimentos Fontes De Zinco Para Fortalecer Tendões E Ligamentos.

Ostras, carne, lagosta, costeleta de porco, feijão cozido, frango, castanha de caju, grão-de-bico.

Fortalecer Tendões E Ligamentos

Estrutura Dos Tendões E Ligamentos

A maioria do tecido conjuntivo consiste em uma proteína conhecida como colágeno. Para produzir colágeno, seu corpo requer Vitamina CManganês, Minerais.

As vitaminas B 6 e B 12 suportam a função nervosa e ajudam na formação de aminoácidos. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, que são usados ​​para formar músculos, tendões e ligamentos.

Estas vitaminas B são encontradas principalmente em produtos de origem animal, mas você também pode obtê-las em uma vitamina do complexo multivitamínico ou B. 

O magnésio é um mineral que ajuda no relaxamento muscular, na formação óssea e na síntese protéica. Pode ser encontrado em um multivitamínico padrão, ou tomado por si só.

O zinco é outro mineral que auxilia na síntese de proteínas e na formação de tecidos, bem como, no suporte imunológico.

Como você pode ver consumir uma variedade de frutas, vegetais, sementes é a melhor maneira de garantir que seu corpo esteja obtendo todos os nutrientes que seus tendões e ligamentos precisam.

Você precisa ter uma boa condição física para poder desenvolver suas atividades por meio do movimento, do corpo. A atividade física permite recarregar as energias, construir uma boa qualidade de vida e com ceteza com saúde somos mais felizes.

 

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