Saiba Agora Quais São Os Benefícios Do Ovo Para A Saúde

Benefícios Do Ovo

Quais São Os Benefícios Do Ovo Para A Saúde

O ovo tem impressionantes credenciais de saúde. O nutricionista Jo Lewin compartilha receitas, destaques nutricionais e dicas sobre como escolher um bom ovo.

 

Vamos Falar Um Pouco Da História Da Relação da Humanidade Com o Ovo

Desde a domesticação do frango que as pessoas intensificaram a alimentação com ovos. Assim na história da humanidade o ovo tomou seu lugar na vida cotidiana, na culinária, na vida religiosa.

No período do Renascimento, por exemplo, o ovo torna-se o símbolo de fertilidade. No cristianismo o ovo decorado tornou-se sinônimo da Páscoa, da renovação.

O Emprego do Ovo Na Culinária

O ovo é um ingrediente importante e versátil para cozinhar, pois sua composição química específica é literalmente a cola de muitas reações de cozimentos importantes.

Atualmente, existem muitos tipos diferentes de ovos disponíveis, os mais comuns são os ovos de galinha, enquanto as escolhas mais gourmet incluem ovos de pato, ganso e codorniz.

Tanto a clara quanto a gema de um ovo são usadas na culinária ora valorizando-se a clara, ora a gema, ora em sua totalidade. Seja como for apresentado na culinária o ovo é rico em nutrientes: proteínas, vitaminas e minerais.

 

Interessado neste tema então você vai adorar complementar as informações com este Artigo

Confira10 Motivos Saudáveis ​​Para Comer Ovo No Café Da Manhã

Você Vai Gostar De Ler Mais Estes Artigos

Como Me Alimentar Para Ficar Com Mais Energia E Não Engordar
Alimentos Para Fortalecer O Sistema Imunológico, Prepare-se Já
Organismo Saudável Confira 10 Alimentos Para Desintoxicar O Corpo
Quais as frutas da estação? Vamos comer um alimento mais saboroso da estação
Qual a Verdura e Legume da Estação? Vamos comer um alimento mais saudável.
SEMOLINA: O que é? Principais Benefícios e Como Usar
A Importância do Carboidrato

Destaques Nutricionais Do Ovo

Os ovos são uma fonte muito boa de proteína de alta qualidade e, ainda, de custo baixo. Mais da metade da proteína de um ovo é encontrada na clara de ovo juntamente com vitamina B2 e menores quantidades de gordura e colesterol do que a gema.

A gema contém também colesterol, vitaminas solúveis em gordura e ácidos graxos essenciais.

A Clara é uma rica fonte de selênio, vitamina D, B6, B12 e minerais, como zinco, ferro e cobre.

A gema de ovo contém mais calorias e gorduras. É fonte de colesterol, vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e lecitina – o composto que permite a emulsificação em receitas como da maionese.

Algumas marcas de ovos agora contêm ácidos graxos ômega-3, dependendo do que as galinhas foram alimentadas (verifique sempre a caixa).

Os ovos são considerados uma fonte “completa” de proteínas, pois contêm os oito aminoácidos essenciais; aqueles que não podemos sintetizar em nossos corpos e devemos obter através de nossa dieta.

Dados Nutricionais Do Ovo Grande:

78 calorias
6.3 g de proteína
5.3 g de gordura
1,6 g de gordura saturada
212 mg de colesterol

A Polêmica Sobre A Questão Do Colesterol No Ovo

Por anos, os ovos foram considerados mais um risco para a saúde do que um alimento saudável.

Como eles são ricos em colesterol, recomendava-se que pessoas com níveis elevados de colesterol evitassem os ovos. Mas resulta que o conteúdo de colesterol pelo qual foram vilipendiados é muito menor do que era há 10 anos. Essa redução foi atribuída às mudanças na alimentação da galinha desde a crise da BSE na década de 1990.

Pesquisas britânicas mostram que um ovo médio contém cerca de 100mg de colesterol, um terço dos 300mg de limite diário recomendado. Também é a gordura saturada na dieta, e não o colesterol, que mais influencia os níveis de colesterol no sangue.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.