Novembro Azul alerta homens de todo o país sobre a importância dos exames preventivos.

Spread the love

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização criada, em 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em que, originalmente, visava promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico. Em 2011, a Campanha passou a orientar a população masculina com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A enfermidade figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos.

Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais e o diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura.

Pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem em São Paulo mostra que os homens chegam a procurar 30% menos os médicos para exames preventivos que as mulheres. Como consequência, 60% dos pacientes que chegam para atendimento já estão com a doença avançada. Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.