Envelhecimento Ativo Você Escolhe como Vai Envelhecer

envelhecimento-ativo

 

Com certeza você já ouviu a afirmação de que ”nós começamos a envelhecer no momento em que nascemos”. Mas o que realmente estamos afirmando com isso, só nos resta envelhecer e decair? Vamos revisitar esta fala e descobrir como envelhecer ativo e envelhecer saudável. Vamos confrontar que o passar dos anos não significa perdas, podemos ficar melhores, podemos rejuvenescer. O antienvelhecimento é mais que uma possibilidade é uma realidade, vamos conferir?

Se você está vivo, você está envelhecendo. Você não pode evitar, mas há uma série de coisas que você pode fazer para manter-se saudável, manter-se ativo. Certo, você não tem como eliminar o envelhecimento, mas pelo menos pode retardar muitos dos fatores que contribuem para o envelhecimento.

A ciência médica tem feito grandes avanços em manter as pessoas vivas por mais tempo. A prevenção e a cura de doenças tem possibilitado que pessoas vivam mais e mais saudáveis ​​e felizes. A expectativa média de vida continua a aumentar e a maioria de nós pode olhar para frente e projetar uma vida muito mais longa do que a de nossos antepassados.

Com essa nova realidade e com as novas experiências que adquirimos podemos consertar rumos e realinhar a nossa vida rumo a uma vida mais longa, saudável e ativa. Isso em si mesmo é uma grande revolução, pois podemos mesmo envelhecer e ao contrário do que se costuma dizer que envelhecer é acumular perdas, podemos sim ganhar. A passagem dos anos pode nos permitir ganhar mais vitalidade, plenitude e experimentar novos desafios. Com isso, ampliar e alcançar potencialidades ainda não vividas por nós até essa etapa da vida.

A Chave Para Entendermos O Antienvelhecimento

Nossos corpos foram realmente projetados com a capacidade de corrigir-se, desde que cuidado corretamente. Nosso corpo é composto de cerca de 100 trilhões (100.000.000.000.000) de células vivas que se mantêm fortes e saudáveis com o alimento adequado. Cada um desses trilhões de células morre e é substituído por uma nova célula em intervalos regulares. Todo o nosso corpo é literalmente substituído completamente a cada período de tempo. Você realmente não é a mesma pessoa que você costumava ser a alguns anos!

O que acontece com as nossas células é a chave para o antienvelhecimento. Quando uma célula morre, uma das três coisas possivelmente acontecerá:

  1. Se a nova célula não estiver recebendo a nutrição apropriada, sua substituição será uma versão mais fraca da célula anterior.Neste cenário o nosso corpo está se degenerando.
  2. Se a célula de substituição tiver a mesma força que a sua antecessora. Neste caso nosso corpo permanece essencialmente no mesmo lugar.
  3. Se a nova célula for mais forte do que a anterior. Agora nós estamos realmente regenerando nosso corpo, revertendo o processo de envelhecimento. Isso só acontece se dermos às células o tipo certo de energia alimentar para trabalhar.

Geralmente em nossos 35 e 45 anos começamos a observar aqueles primeiros sinais de que nós não estamos mais tão bem assim, surgem os primeiros cabelos cinzentos, as rugas faciais, a pele começa a ficar mais flácida. E à medida que o tempo passa outros sinais gradualmente vão aparecendo: fica um pouco mais difícil se levantar de manhã, nossa visão e audição já não são o que acostumavam ser, a nossa vida sexual já não é tão animada como nos lembramos. E por fim, olhamos ao redor e vemos as mesmas coisas acontecendo aos nossos amigos e familiares. Daí que a maioria de nós geralmente aceita o que está acontecendo como um processo inevitável da natureza.

O Corpo Humano Sofre Com A Quantidade De Abuso E Negligência Que Impomos a Ele

Nós não pensamos muito sobre nossos maus hábitos enquanto estes efeitos não se tornam aparentes. Mas essa negligência por muito tempo fatalmente virá a trazer sofrimento mais tarde em nossas vidas. Uma larga escala de doenças e de queixas virão se somando com o passar do tempo, doenças metabólicas, diabetes, doenças cardíacas, neurológicas, das articulações, de ossos fragilizados entre muitos outros problemas.

No entanto, só é preciso um pouco de conhecimento e um pouco de trabalho para evitar que a maioria, senão todos desses problemas comuns da velhice se manifestem.

Não há pílula mágica ou cura instantânea o que vai demandar é algum esforço de sua parte, de tomadas de decisões e escolhas que serão feitas ao longo da vida. E sempre bem vindas, antes tarde do que nunca!

envelhecimento-ativo

Sua Atitude Na Vida Determina A Sua Idade

Se você sente e pensa que está envelhecendo então você está! É a sua mentalidade e as suas escolhas que influenciam o que se passa com seu corpo. Ora, você vê seu corpo envelhecendo e então você se poupa, se sente mais velho, reforça os processos de envelhecimento em seu corpo. Logo, então você envelhece, tornando essa atitude você consolida um círculo vicioso.

Entretanto, se você percebe o seu corpo, observa suas mudanças e sente vontade de se manter sempre jovem, sua mentalidade vai melhorar e você se motivará, você escolherá e procurará práticas antienvelhecimento, você cria um loop de feedback positivo, em vez de um negativo. E assim o processo se acelera.

Um Depoimento Que Não Deixa Dúvidas Sobre A Importância Das Nossas Atitudes E Das Nossas Escolhas

Eu como autora não posso deixar de dar meu depoimento e informar que hoje com meus 55 anos estou melhor do que estava aos 45 anos e estarei melhor ainda com os meus 65 anos e por quê? Porque eu comecei a fazer escolhas que privilegiam eu me sentir bem, ter bem estar, escolher alimentos mais saudáveis, introduzir regularmente exercícios em minha vida e transformar cada vez mais meu dia a dia em busca do prazer do corpo e mente saudável.

Combato dores e cansaços com alimentação, atividade física, estudo e meditação. Aprendo uma nova dieta, pratico uma nova modalidade de atividade física, aprofundo na arte da meditação e respiração, exercito minha mente aprendendo uma coisa nova. Ou seja, com minhas escolhas os anos não representam perdas e sim ganhos, conhecimento, ou seja, rejuvenescimento.

Tem aumentado o número de pessoas hoje em dia que devido aos avanços médicos, a informação disponível, tem se aprofundamento sobre o conhecimento do corpo, da mente e estão desenvolvendo uma consciência preventiva, dando importância a um estilo de vida mais saudável e mais ativo.

Os resultados serão bem vindos, valerá a pena quanto valerá você desfrutar de seus anos como um adulto saudável e ativo, capaz de continuar fazendo muitas das coisas que mais gosta, ampliando seus ganhos e não contabilizando suas perdas.

Queridx Amigx o antienvelhecimento existe e tenha certeza ele está nas suas mãos.

243 Total de Visitas 1 Visita Diaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *